O Instituto 100fronteiras apresentou oficialmente o Dumonzito, seu mais novo personagem de quadrinhos, durante um evento especial no Parque Nacional do Iguaçu em 2024. A cerimônia atraiu diversas crianças, além de parceiros e apoiadores ansiosos para conhecer o herói que promete inspirar a juventude brasileira. O evento contou com a presença de representantes do Fundo Iguaçu, Amutur Foz, Fundação Cultural, Parque Nacional do Iguaçu e Itaipu Binacional, demonstrando um forte apoio comunitário e institucional à iniciativa.
Também estiveram presentes os alunos do 5ºano da Escola Municipal Irio Manganelli, sendo cerca de 30 crianças acompanhadas da professora Vanessa da Silva Coelho, que tiveram uma aula sobre o Santos Dumont. Além de acompanharem o lançamento do livro, eles lancharam e exploraram as Cataratas do Iguaçu.
Esse suporte reflete o compromisso das organizações com a cultura e a educação, ao valorizar personagens e histórias que ressoam com o público local.
Durante a cerimônia, as primeiras edições do gibi de Dumonzito foram distribuídas gratuitamente às crianças, permitindo que elas se aventurassem nas histórias do novo herói.
Sobre o projeto
O personagem foi criado com o objetivo de promover a figura histórica de Santos Dumont e sua contribuição para que o Parque Nacional do Iguaçu se tornasse o patrimônio que é hoje.
O lançamento de Dumonzito é uma estratégia pensada para oferecer às crianças um modelo positivo, promovendo valores como curiosidade, inovação e respeito pela história e pela natureza.
O personagem foi criado por Carlos Grellmann e nomeado “Dumonzito” por Denys Grellmann. Ele ganhou vida no gibi escrito por Micael Alvino da Silva, em homenagem a Santos Dumont e seu papel na fundação do Parque Nacional do Iguaçu, uma área de conservação de quase 185.000 hectares, reconhecida como patrimônio natural da humanidade.
“Criamos esse personagem para atender à necessidade que percebemos ao longo dos nossos 20 anos de trabalho focados em cultura e educação: a importância de ter uma mascote que valorize o melhor da nossa região”, destaca Carlos Grellmann.
O projeto de Dumonzito começou com um encontro entre os desenhistas Rodrigo Guedes e Joe Wallace, Carlos Grellmann, Micael Alvino e Denys Grellmann, para discutir a criação de um personagem inspirado em Santos Dumont. Após algumas revisões e discussões, a versão final do personagem foi definida em um processo que durou entre uma e duas semanas. A história, inicialmente planejada para quatro páginas, foi estendida para oito, aproveitando ao máximo o conteúdo.
Números
450 exemplares
Metas
Inspirar nas novas gerações valores como curiosidade e respeito pela história e pela natureza.
Resultados
Inspirar as crianças e também adultos a valorizarem a história local e a memória de Foz do Iguaçu.
Equipe
Carlos Grellmann
Denys Grellmann
Joe Wallace
Micael Alvino da Silva
Rodrigo Guedes